Reforma Tributária

Como a Tributação no destino, pode interferir na localização geográfica dos inúmeros segmentos empresárias?

Essa significativa alteração implementada pela Reforma Tributária, vai influenciar e muito a operacionalização das empresas, inclusive o espaço geográfico onde ela se encontra, ou onde se encontra o consumidor dela.
. Deixamos de buscar incentivos fiscais, para agora darmos atenção aonde esta localizado o consumidor dos produtos ou serviços;
. Seria “o fim” da guerra fiscal, e o início do Princípio da Neutralidade, onde a tributação deixa de ser fator de decisão para as empresas.
. Nesse cenário, estamos diante de 5.500 municípios, que adotarão suas alíquotas de IBS, e conhecer e simular as alíquotas do domicílio dos seus clientes, irá ajudá-lo a precificar de forma coerente seus produtos ou serviços, ou até mesmo avaliar a possibilidade econômica de se estabelecer próximo aos seus consumidores, ou simplesmente ter ciência do seu custo logístico;

Creditamento e Reforma Tributária

O creditamento será amplo, mas será necessário conhecer quem são seus fornecedores, sua idoneidade, seu regime tributário, sua forma de recolhimento do IVA DUAL, para que de fato esse aproveitamento seja amplo.

E reclassificar fornecedores, torna- se estratégia tributária que permite o amplo aproveitamento dos créditos tributários!

Maior desafio da Reforma Tributária?

Aceitação, esse tem sido o maior desafio da Reforma Tributária para o contribuinte em sua grande maioria.
Ele ainda está em estado negacional da necessidade de implementar ações para iniciar a transição entre os modelos tributários.

O contribuinte, por incrível que pareça, está se comportando como se não estivéssemos prestes a iniciar um longo período de transição entre os modelos tributários.

E esse período vai exigir sincronia dos Departamentos Fiscal, contabil, tributário, jurídico e logístico das empresas.

*Pontos como a Nova tabela de classificação tributária, gerenciamento dos débitos em tempo real de suas vendas, sistema de gestão e automação tributária, reavaliar contratos precisarão estar alinhados e sincronizados na atividade empresarial.
* Comunicação, integração e planejamento conjunto são a chave para transformar o desafio da reforma tributária em uma oportunidade de manutenção das atividades, e de manter crescimento da atividade desenvolvida.

As possibilidades de encontrar créditos passíveis de recuperação é seguramente de média para alta.

• A transição será um momento desafiador, e a recuperação de créditos pode provisionar essa momento, que exigirá investimentos inicialmente.
• ⁠O ideal seria a recuperação de forma regular. Mas nesse momento o que realmente importa, é não deixar o dinheiro da sua empresa para o estado.